segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Aula de Educação Física






Os educandos das 5ª séries realizaram a avaliação da disciplina de Educação Física na Sala de Informática da escola, sob a direção da profª. Márcia Miranda. A avaliação culminou na apresentação dos trabalhos de pesquisa sobre a Ginástica: história, categorias e tipos. Primeiramente os alunos em grupos realizaram a pesquisa na internet, cada grupo ficou com um assunto para pesquisar. Com o objetivo de adquirir conhecimentos sobre a importância da ginástica e aprimorar os conhecimentos que já possuiam, aliando-os à sua realizade para a melhoria da qualidade de vida e da saúde.
Foi avaliado o conhecimento teórico e empírico do alunado, a prática, a participação no grupo, a apresentação do trabalho, a socialização de ideias e o respeito às diferenças.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dia da Bandeira












Vocês sabem que dia é hoje? Hoje é o Dia da Bandeira, símbolo do Brasil! Comemora-se hoje, dia 19 de novembro, porque foi nesta data que a bandeira nacional foi instituída. Na sala de Informática os alunos da 3ª série manhã sob direcionamento das professoras Leonildes Pamplona, Rosa Moreira e Elizabete Mendes realizaram estudo sobre a importância da Bandeira do Brasil e também atividade de construção de desenho em homenagem ao dia da Bandeira utilizando o aplicativo paint.
Primeiramente os alunos realizaram uma pesquisa na internet no wikipédia, sobre a bandeira do Brasil e o significado das cores. Depois, apropriaram-se dos recursos do aplicativo para fazerem o desenho da bandeira do Brasil. Destacando as cores e seus significados: o verde simboliza nossas matas, o azul nosso céu, o amarelo nossas riquezas, as estrelas são os estados do país e o branco a paz. Foi uma atividade que proporcionou aos alunos mostrarem criatividade.

Hino à Bandeira Nacional
Letra: Olavo Bilac
Música: Francisco Braga

Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
CORO
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão da Justiça e do Amor!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Blog Sala de Informática


O blog da Sala de Informática da Escola Santa Bárbara foi criado a fim de que os conhecimentos adquiridos pelas turmas durante os projetos de estudo, bem como as demais atividades (registrados com fotos, ilustrações, textos, enfim...) possam ser divulgados e socializados com os demais membros da comunidade virtual, e para que estes também contribuam com o blog dando sua opinião, sugestão, relatos. O objetivo é desenvolver o hábito do registro, divulgar boas iniciativas, dar a palavra aos estudantes e desenvolver a sua criatividade.
A utilização de blog na educação possibilita o enriquecimento das aulas e projetos através da publicação e interação de ideias na Internet, basta adequá-los aos objetivos educacionais para que o conhecimento seja construído através da interação dos recursos informáticos e das capacidades individuais, criando um ambiente favorável para a aprendizagem.
Alguns motivos para utilizar o blog como atividade de ensino-aprendizagem:
A web é uma ótima ferramenta para compartilhar conhecimento.
Proporciona reflexão e crítica, o que é fundamental no processo de ensino-aprendizagem.
Desenvolve a habilidade de transformar informação em conhecimento.
Desenvolver o espírito de colaboração (aprender a conviver)
Aprender a aprender.

Mensagem

Se não quiser adoecer, “TOME DECISÃO”.
A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros.

Se não quiser adoecer, “BUSQUE SOLUÇÕES”.
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos.

Se não quiser adoecer, “NÃO VIVA DE APARÊNCIAS”.
Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso … uma estátua de bronze, mas com pés de barro.

Se não quiser adoecer, “ACEITE-SE”.
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer, “CONFIE”.
Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A falta de confiança é falta de fé em si e nos outros.

Se não quiser adoecer, “NÃO VIVA SEMPRE TRISTE”.
O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive.
Muita Paz e Saúde para todos em 2010!
“Texto adaptado-Dr.Dráuzio Varella/www.drauziovarella.ig.com.br”